Compartilhe:

Como conquistar o equilíbrio financeiro?

28/07/2024

Como conquistar o equilíbrio financeiro?

Imagine Juliana, que sempre sonhou em comprar sua própria casa para dar maior conforto à sua família. Mas, cada vez que pensava em juntar algum dinheiro, acabava usando-o para cobrir a fatura do cartão de crédito que sempre vinha mais alta do que o esperado.

Como Juliana, muitos de nós lutamos para equilibrar desejos imediatos com metas de longo prazo.

 

Por que resistir ao imediato é tão difícil?

Não é só você! A gratificação instantânea é tentadora. Queremos nos sentir bem agora. E se dá para dividir no cartão, por que esperar?

  1. O agora é poderoso: Preferimos alegrias imediatas a recompensas futuras. É mais fácil desfrutar o agora do que esperar. Afinal de contas, depois damos um jeito! Não é assim?
  2. Influências ao redor: A sociedade nos incentiva a consumir sem pensar. Os anúncios, as redes sociais e as pessoas que convivemos nos empurram para decisões impulsivas.
  3. Metas distantes: Objetivos futuros podem parecer nebulosos. É crucial encontrar um "porquê" pessoal para permanecer no caminho certo.
  4. Pouco conhecimento sobre finanças: Muitos não têm educação financeira básica. Isso torna mais difícil entender a importância de poupar e investir.
  5. Lutar contra tentações: Alguns resistem melhor do que outros. Controlar impulsos é uma batalha emocional e diária.

 

Conquistando o equilíbrio financeiro

Não é porque existem desafios que você precisa abrir mão dos seus sonhos e viver uma vida em que cada mês é um malabarismo para pagar as contas.

Para alcançar um equilíbrio saudável, crie um orçamento que te permita sair no fim de semana, mas também guardar um pouco de dinheiro.

Comece com uma meta de poupança pequena e vá aumentando ao longo do tempo!  

Mas se o seu orçamento mensal sempre sai do controle e nunca sobra dinheiro no mês, aqui vão dicas para driblar o comportamento impulsivo e conseguir agir antes que o estrago aconteça:

  1. Se pague primeiro: Configure transferências automáticas para uma conta de investimento assim que entrar o salário. Trate o seu aporte mensal como se fosse mais uma conta, afinal, somos ótimos pagadores de boletos! ;)
  2. Crie limites para os gastos do dia a dia: Deixe na conta corrente apenas o dinheiro necessário para a semana. Use o débito e tenha o saldo em conta como um obstáculo que te faz refletir antes de realizar a compra.
  3. Aprenda a priorizar suas escolhas: Use o cartão de crédito com moderação! Crie um limite mensal e regras para parcelamentos. Se não couber tudo, priorize! À medida que abrir espaço, você inclui algo da sua lista de desejos (tenha uma lista!).

 

Concluindo...

Lembre-se que resistir a um desejo imediato hoje pode significar uma recompensa maior amanhã.

É possível viver bem o hoje e ter aquela sensação gostosa de ver a vida andando para frente quando você começa a realizar sonhos.

Equilibrar desejos imediatos e metas de longo prazo não é fácil, mas com foco e determinação, é possível chegar lá.

 

Amanda Sad, CNPI 

Sócia da Apli Investimentos

Consultora CVM e planejadora financeira pessoal com certificação CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimentos)