Você já sabe como é importante poupar dinheiro para conquistar os seus sonhos e entende que precisa gastar menos do que ganha para chegar lá.
Mas por que é tão difícil colocar em prática?
Motivação é fundamental
Existem diversos motivos que levam as pessoas a não possuírem uma reserva financeira. Dentre eles, quero destacar aquele que leva a maioria de nós a ficar inerte ou a desistir deste propósito no meio do caminho: a motivação.
Poupar é um hábito! Mas até que este hábito seja formado, precisamos de motivação!
Nosso cérebro funciona à base de recompensa e é quando desejamos muito um determinado resultado que nosso sistema motivacional é acionado e faz com que empenhemos o esforço necessário para alcançar o que tanto desejamos.
Entretanto, quando falamos sobre poupar para o futuro, a recompensa é incerta e demorada e outros gatilhos, que geram menos esforço e prazer no curto prazo, tomam conta do nosso sistema motivacional.
Assim, é mais fácil optarmos por gastar nosso dinheiro com coisas que trazem prazer imediato, como comprar roupas ou jantar em um restaurante caro, do que por ter a paciência e disciplina necessárias para investir e ver o patrimônio crescer no decorrer do tempo.
Criando o hábito de poupar
Se você se identifica com isso, deve estar se perguntando: “então, como é possível criar um hábito de poupar para investir regularmente, sem perder a motivação no meio do caminho”?
Vou te apresentar algumas dicas práticas que podem te ajudar!
Primeiro: você precisa saber aonde quer chegar!
Para que você está guardando dinheiro?
Quanto é necessário poupar e por quanto tempo até que venha a recompensa?
Para responder a estas perguntas, você precisa de um plano que te traga uma projeção de cenário realista e factível.
Além disso, a relação de esforço e recompensa deve estar bem alinhada para que você não se frustre e desista do processo.
Segundo: reduza o esforço para evitar que seu cérebro te boicote, por meio de estratégias que te ajudem a desviar de obstáculos.
Para isso, seguem algumas dicas que podem facilitar o seu dia a dia:
- Se pague primeiro: transfira o valor do aporte para investimentos para o seu banco ou corretora assim que o salário entrar, da mesma forma como você faz para pagar as despesas fixas do mês.
- Automatize processos: opte por agendar transferências automáticas, de modo que você não precise lembrar de fazê-las. Assim, você evita ter que tomar mais uma decisão no seu dia e correr o risco de pensar “não vou transferir o dinheiro agora, pois eu posso precisar dele este mês”.
- Busque ajuda profissional: se você não sabe o que fazer com o seu dinheiro e não se sente seguro para investir sozinho, busque a ajuda de profissionais que possam te auxiliar.
Isso aumentará as chances de que você irá seguir o planejamento até a recompensa futura e te trará tranquilidade para investir seu tempo naquilo que você faz de melhor e que te gera receitas.
E por último: alinhe a estratégia de investimentos ao seu perfil de investidor.
Não tente ganhar dinheiro rápido, assumindo um risco elevado, se você não tem estômago para isso.
Muitas pessoas começam a investir e desistem no meio do caminho, pois não conseguem suportar períodos de alta volatilidade, em que as oscilações ficam grandes e os retornos passam a variar muito.
Quando você tem baixa tolerância a riscos e as pequenas recompensas durante o processo não aparecem, como ver o crescimento do patrimônio mês a mês, diversas crenças em relação ao dinheiro são ativadas, fazendo com que você tome decisões ruins e precipitadas.
Concluindo… criando bons hábitos!
Por fim, lembre-se de que o seu comportamento é um reflexo do ambiente no qual você está inserido! E é estando rodeado de pessoas que nos influenciam positivamente que conseguimos dar valor a bons hábitos, mesmo que eles requeiram grande esforço.
Você vai perceber que, com o tempo, à medida que as recompensas vão surgindo, este processo fica mais prazeroso e tranquilo, pois é quando o hábito se forma.
Assim, entendendo como o seu cérebro funciona e criando boas estratégias para desviar dos obstáculos do dia a dia, é possível manter a motivação e criar bons hábitos financeiros. A partir daí, o caminho para o alcance dos seus objetivos de vida se torna mais sólido, mantendo você firme ao propósito com disciplina e persistência.
Amanda Sad, CNPI
Sócia da Apli Investimentos
Consultora CVM e planejadora financeira pessoal com certificação CNPI (Certificação Nacional do Profissional de Investimentos)