Compartilhe:

O que são os fundos de investimento?

23/02/2024

O que são os fundos de investimento?

O Brasil possui uma das maiores indústrias de fundos do mundo.

Segundo a ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais), no fechamento oficial do primeiro semestre de 2023, tínhamos mais de 35 milhões de contas registradas com investimentos em fundos, totalizando um patrimônio líquido de mais de 7 trilhões de reais. 
Com um mercado desse tamanho, vale a pena você conhecer um pouquinho mais sobre esse tipo de investimento. É bem possível que você encontre alguma opção que se encaixe muito bem na sua carteira.

Vamos entender mais sobre o que são os fundos e onde encontrá-los?

 

O que são os fundos: mãos à obra!

Os fundos de investimento são produtos financeiros que reúnem dinheiro de diversos investidores para aplicação em ativos como ações, títulos públicos, imóveis, entre outros. Eles são gerenciados por profissionais de investimento (chamados de gestores) que buscam maximizar o resultado para os cotistas (investidores que compram cotas do fundo), de acordo com a finalidade para a qual foram criados.

Para que fique mais claro, imagine que você e sua família gostariam de construir uma casa de campo para passar as férias, mas não têm tempo, conhecimento, ou experiência para fazerem isso sozinhos. Vocês podem, então, buscar um construtor que irá gerenciar o projeto para vocês.

É o construtor quem vai contratar mão de obra, definir prazos e prioridades, comprar materiais, supervisionar o andamento da construção e tomar conta para que tudo caminhe como esperado. Em outras palavras: vocês vão aproveitar o tempo da família fazendo outras coisas mais interessantes, enquanto a responsabilidade pela obra vai ficar na mão do construtor.

Já pensou em fazer o mesmo com os seus investimentos?

Te damos as boas-vindas ao mundo dos fundos de investimento.

 

Seu novo vocabulário

Caso você decida contratar um fundo para administrar o seu capital, vários termos novos vão começar a aparecer no seu e-mail e no seu aplicativo da corretora ou do banco.

Mas não se assuste, estamos aqui para ajudar. Vamos lá:

  1. Gestor: é como o construtor; é ele quem tomas as decisões do que comprar e vender e decide sobre as melhores estratégias e prioridades no decorrer da vida do fundo;
  2. Ativos: são como os materiais da obra; eles são comprados e vendidos pelo gestor para se obter o resultado desejado; 
  3. Cotistas: são outras pessoas e famílias que, assim como você, contrataram os serviços daquele mesmo fundo para administrar os seus investimentos; 
  4. Política de Investimentos: é como o projeto da casa, delimitando a atuação do gestor e de sua equipe. A política do fundo informa, por exemplo, os ativos que podem ser adquiridos e em que percentual do capital, quais as regras para resgate do dinheiro e quais os riscos envolvidos; e
  5. Gestora de Recursos: É a empresa na qual o gestor trabalha.

 

Os fundos são seguros?

Embora os gestores sejam os responsáveis por tomar as decisões de investimento dentro de um fundo, nunca estão sozinhos. A estrutura da qual fazem parte, as chamadas empresas de Gestão de Recursos, são, por exigência regulatória, muito bem estruturadas tanto em termos de pessoal como de tecnologia e processos, fundamentando cada escolha realizada.

Portanto, toda decisão tomada deve obedecer à política de investimentos do fundo e a fiscalização do Banco Central e da Comissão de Valores Mobiliários é grande sobre tudo que acontece lá dentro.

O fundo é, ainda, uma pessoa jurídica independente da gestora que o administra. Ou seja: tem nome, CNPJ e patrimônio próprios. Em caso de problemas com a gestora, você e os demais cotistas do fundo podem simplesmente demitir o gestor atual e contratar outro, sem que isso prejudique o patrimônio de vocês. O patrimônio é seu e não se confunde com o patrimônio da gestora.

Uma outra característica que torna os fundos bastante seguros é a diversificação. Ao contratar um fundo, como o seu patrimônio vai ser reunido com o de vários outros cotistas, o montante vai ser bem maior do que se você investisse sozinho, permitindo que, ao invés de aplicar em um produto ou dois, vocês apliquem em dezenas ou centenas de produtos, deixando o portfólio muito mais seguro.

Por último, tenha em mente que uma equipe de gestão profissional tomará todas as decisões de investimentos com base em análises aprofundadas, aumentando bastante a probabilidade de sucesso.

 

Escolhendo o fundo certo para você

 

Hoje, com o crescimento do mercado de fundos, temos opções de todos os tipos e para todo perfil de investidor. Alguns fundos são bastante acessíveis, podendo ser encontrados nas plataformas das principais instituições financeiras, com valores de aplicação inicial baixos, variando entre R$ 1,00 e R$ 100,00.

Aqui na Apli Investimentos, elegemos os fundos como principal ativo de recomendação para nossos clientes. Para isso, nos dedicamos a estudar as Gestoras de Recursos, os gestores e as estratégias aplicadas a cada um deles.

Eliminando os fundos que não se encaixam nos nossos critérios de seleção, conseguimos criar estratégias de investimentos adequadas ao perfil de cada investidor ou investidora, seja qual for o seu momento de vida: acumulação de capital ou preservação do patrimônio já construído.

Concluindo: quando for escolher um fundo de investimento, considere sempre seus objetivos de vida, sua tolerância ao risco e seu horizonte de tempo.
Existem ótimos fundos, mas também produtos não tão bons assim. Fique atento e pesquise muito antes de montar a sua carteira.

 

Willian Laffin, CFP®
Sócio-fundador e COO da Apli
Consultor CVM com certificações CFP® (Certified Financial Planner) e CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimentos)

 

Fonte:
ANBIMA (Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais). Indústria de fundos continua a crescer no 1º semestre em meio a movimento de resgates. Anbima.com.br, 2023. Disponível em: https://www.anbima.com.br/pt_br/imprensa/industria-de-fundos-continua-a-crescer-no-1-semestre-em-meio-a-movimento-de-resgates.htm. Data de acesso: 20/02/2024.