Em uma publicação anterior aqui no blog nós falamos sobre o que são os fundos de investimento, você pode acessá-la clicando aqui.
Com um pouco mais de conhecimento sobre essa forma de investir você pode estar se perguntando, faz sentido optar por eles? Qual o benefício que isso me traz? Vamos responder essas e outras perguntas no artigo de hoje.
Ah, não vale a pena, o fundo cobra uma taxa!
Sim, realmente o fundo cobra um percentual do seu patrimônio investido a título de remuneração, e vou te explicar o motivo de isso não ser ruim.
Fundos de investimento são ativos com estrutura altamente especializada e apesar de pensarmos que ele por si só é o produto, é na verdade apenas um veículo que reúne o dinheiro de vários investidores e o utiliza para compra de diversos produtos financeiros.
Quando compramos um fundo de investimento em ações estamos na verdade disponibilizando nosso dinheiro para compra de frações de empresas no mercado acionário, ou seja, seu dinheiro está realmente em ações e não em um CNPJ parado. Uma vez comprada a cota de um fundo de renda fixa, seu dinheiro é realmente aplicado em títulos públicos, privados e bancários… Quase nada disso fica parado em posse do fundo, tudo é direcionado de acordo com a política de investimentos.
A pessoa responsável pelo direcionamento de todo esse montante financeiro, bem como a equipe de apoio, os prestadores de serviços e distribuidores, todos eles precisam ser remunerados pelo trabalho que desempenham, está aí a origem da taxa de administração.
Bons fundos entregam bons retornos mesmo descontadas as taxas que muitos colocam como o grande problema e principal objeção. Analise cada caso, não se deixe levar pela massa e lembre-se que tudo no mercado financeiro tem um custo, absolutamente nada é de graça. Afaste-se de quem tentar lhe fazer acreditar no contrário.
Ah, mas e aquela outra coisa?
A taxa que é cobrada nos fundos é apenas uma das objeções que ouvimos aqui na Apli diariamente. Vamos desmistificar algumas outras?
Por que pagar alguém se eu posso fazer sozinho?
É uma ótima pergunta, mas a resposta pode ser bem simples: Por que você paga por um procedimento médico?
Certamente você poderia aprender no YouTube como tratar uma dor nas costas, mas por que pagamos a médicos especializados para realizarem os procedimentos para nós? Você com certeza pode reunir vários motivos para não fazer isso sozinho em casa se baseando apenas no que se leu na internet. Com investimentos podemos pensar a mesma coisa.
Você pode fazer sozinho sim, mas contar com um especialista para tomar as decisões por você é, na maioria das vezes, uma decisão mais acertada.
O curso do básico ao avançado em 3 dias me ensina tudo que preciso!
Somos obrigados a concordar, o marketing desse tipo de chamada é bem atrativo.
Mas vamos refletir por um momento: existe todo um sistema para regular investimentos e investidores, existem inúmeras profissões específicas no segmento com profissionais que dedicaram décadas de suas vidas para criar e desenvolver suas teses sobre a complexidade da economia e da dinâmica dos mercados.
Em um universo de possibilidades, de objetivos e restrições que você possui em sua vida há outro ainda maior com literalmente milhares de produtos de investimento, com diferentes características de rentabilidade, liquidez e risco.
Não nos leve a mal, o curso de 3 dias pode ser ótimo, só não é factível que ele te ensine tudo que é preciso em tão pouco tempo. Nosso papel aqui é de deixar esse alerta para que você não descubra isso colocando em jogo o seu conforto e das pessoas que te cercam.
Para não correr o risco de errar é só comprar vários ativos diferentes!
Isso é repetido por aqueles que, para não colocar todos os ovos em uma mesma cesta, querem diversificar seus investimentos.
De certo modo está correto, a teoria, e também a prática, nos mostra que se você aplicar seu patrimônio em alguns ativos diferentes você diminui substancialmente o seu risco de ter um problema, afinal a chance de que todos deem errado ao mesmo tempo é menor.
Por outro lado, se não observamos alguns aspectos dos ativos que estamos comprando podemos estar apenas pulverizando nosso patrimônio.
Veja, diversificar pressupõe o investimento em ativos com correlação muito baixa ou negativa. Sem entrar em muita teoria, para que seja feito corretamente precisamos de ativos com comportamento independentes uns dos outros. Isso nos dá a possibilidade de manter certa estabilidade em um portfólio, à medida que um ativo cai, o outro, que possui comportamento independente, pode se manter no mesmo nível de preço ou até mesmo engatar o caminho contrário e subir.
Vou dar alguns exemplos de não diversificação que são frequentes: a) comprar vários fundos imobiliários pelo rendimento que estão pagando; b) comprar ações de empresas de um mesmo setor e sujeitas aos mesmos riscos de mercado; c) comprar ações de segmentos diferentes que podem ser impactadas por algo em comum, como o faturamento atrelado ao preço do dólar; por último d) comprar vários títulos bancários de uma mesma instituição financeira pensando no FGC.
Se você se identificou com algum dos exemplos, ou nunca parou para pensar seus investimentos por esse ângulo, é recomendável que se aprofunde no assunto e busque melhorias em seu portfólio para que ele seja robusto o suficiente para enfrentar uma crise.
Chega de negatividade! Por que a Apli recomenda o investimento em fundos?
Se formos detalhistas temos um volume considerável de argumentos que evidenciam as vantagens de aplicarmos nosso dinheiro no mercado financeiro através de fundos de investimento, contudo penso ser melhor entrar ponto a ponto em um outro artigo.
Citarei aqui apenas 3 motivos:
- Especialização: equipes altamente qualificadas e multidisciplinares;
- Segurança: legislação robusta e direcionamento do dinheiro para ativos reais; e
- Diversificação: estudos aprofundados sobre os ativos e mecanismos de mitigação de riscos.
Por último, um quarto motivo, fora da lista, para que eu expresse a importância que isso tem para nós aqui da Apli.
Todos nós temos pessoas importantes em nossa volta, que queremos bem, que queremos honrar e ter ao lado a todo momento. Essas pessoas merecem nossa atenção.
Ao mesmo tempo, todos temos ambições profissionais, seja o seu próprio negócio, um emprego novo ou uma promoção. Seus objetivos merecem ser conquistados.
Não podemos esquecer de nós mesmos, nossa saúde e espiritualidade, nossos Hobbies. O nosso “eu” merece ser cuidado.
O ponto é que tudo isso exige uma variável em comum, o tempo. Aqui na Apli acreditamos que o tempo é um dos bens mais valiosos que temos, e queremos que você gaste o seu com tudo que é realmente importante para você.
Os fundos trazem consigo muita praticidade, seja em relação aos impostos, seja por garantir que você não precise realizar dezenas de operações em um único mês, ou ainda por permitir que você não fique dia após dia acompanhando com uma lupa cada ação ou título que você comprou.
E para priorizar tudo que mais importa a você, pode sempre contar com a gente aqui na Apli Investimentos. Até!
Willian Laffin, CFP®
Sócio-fundador e COO da Apli
Consultor CVM com certificações CFP® (Certified Financial Planner) e CEA (Certificação ANBIMA de Especialistas em Investimentos)